quarta-feira, abril 07, 2010

Acerca de "O jornalista da vossa beleza"

Tendo por base o novo imaginário lírico de João Negreiros, o Teatro Universitário do Minho deu a conhecer a peça “O jornalista da vossa beleza”, no último dia 25 de Março, no Teatro-Cine da Covilhã. A palco subiram Agostinho Silva, Andreia Dantas e Vítor Arezes, que interpretaram diferentes poemas com o intuito de fazer chegar ao público diferentes sentimentos. O nome da peça ficou a dever-se a um poema de João Negreiros que se intitula com o mesmo nome.
“Acima de tudo, estamos aqui para passar uma mensagem e democratizar a arte, fazê-la chegar a todas as pessoas. E é um prazer e uma responsabilidade muito grande passar a mensagem de João Negreiros” destaque Vítor Arezes. O facto de actuarem fora de casa faz estes jovens sentirem-se mensageiros do que eles consideram “uma obra-prima” e com a qual se identificam profundamente.
O principal objectivo desta peça, que demorou quatro meses a ser preparada, é fazer chegar às pessoas os poemas de João Negreiros, um poeta que já escreveu para teatro, poesia e prosa poética e recentemente ganhou o 1º lugar no Prémio Internacional OFF FLIP de Literatura 2009. “Cada poema tem a sua mensagem, não há só um assunto ao longo da peça, é uma variedade, cada poema é um montão de emoções, um montão de ideias diferentes e assim pretendemos transmitir diferentes opiniões e vários sentimentos” contextualiza Agostinho Silva.
“Nós fizemos uma oficina de poesia, onde foram trabalhados estes poemas e outros, e uma vez que o trabalho tinha sido tão bom era uma pena deixar as coisas por fazer e então resolvemos juntar-nos e fazer este espectáculo. O João escreveu estes poemas e nós temos imenso prazer em dizê-los, porque são fantásticos ” conta Andreia Dantas, que também salientou o facto de existir uma quarta interprete, Eduarda Freitas, que não pode estar presente para actuar neste dia.
No fim da actuação, Ana Domingues, uma das pessoas que fez parte do público revelou ter gostado do espectáculo: "Gostei dos textos, tinha uma mensagem profunda, mas com muito sentido de humor, adorei.”
Devido a adesão do público à peça “O jornalista da vossa beleza”, o Teatro Universitário do Minho pretende fazer chegar esta peça a mais palcos do País e também ao estrangeiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Tum, estou a estudar Sociologia na Ubi e tive a sorte de vos ver no Ciclo de Teatro da Ubi, PARABÉNS!
Concordo com Ana Domingues, os textos são mesmo muito profundos, no entanto há sempre um sentido de humor impressionante,são realmente fantásticos. O vosso trabalho também salta à vista. Assisti aos vários espectáculos durante o Ciclo, e tenho que dizer que o vosso trabalho é algo de fascinante, é diferente, é positivo e de integração. Uma outra coisa que admiro neste tipo de trabalho é o não ser pretensioso. É muito próximo, retrata mesmo o que se sente, o que falta, os meus parabéns!
Voltem mais vezes e com a mesma energia!
Parabéns
Adorei!
Sara Prata

Unknown disse...

Parabéns a todos.
Sou fã do vosso trabalho.
Beijinhos
Mariana