quarta-feira, agosto 26, 2009

"Inspiração é Respirar" em digressão nacional


"Inspiração é Respirar" está de volta aos palcos!


Espectáculo de poesia e percurso antológico da poesia de João Negreiros, que tem como objectivo traçar uma rota que vai desde as suas tendências Neo-Surrealistas até à lírica mais conceptual e sonora. A interpretação dos actores visa ser oral, naturalista e inovadora, tornando a literatura mais óbvia, mais universal e mais acessível. É um espectáculo de emoções extremas e dos sentimentos mais íntimos e guarda os momentos mais carinhosos que só se partilham com os amantes, os amigos e o público.



A poesia sai à rua.
As palavras assumem os contornos dos corpos.
Pela voz do elenco do Teatro Universitário do Minho (TUM), a poesia de João Negreiros é recriada, criando ambientes de conforto e desconforto, paz e inquietação, levando quem ouve até ao interior de si.
Viagens à boleia de poemas... ou poemas com bilhetes de partida...?
Numa interpretação naturalista, oral e inovadora, cinco mulheres sobem ao palco, descem às ruas, embalam as palavras em jeito de provocação.


Este espectáculo é feito em parceria com a Papiro Editora, promovendo a poesia do autor João Negreiros, vencedor do Prémio Internacional de Poesia, Off Flip de Literatura 2009, com bolsa de criação literária.

Próximos espectáculos

Vila Real, Casa de Pasto Chaxoila, 4 de Setembro às 21h30
Porto, Clube Literário do Porto, 6 de Setembro às 21h30
Braga, Livraria Centésima Página, 8 de Setembro às 21h30
Braga, FNAC do Bragaparque, 10 de Setembro às 21h30
Coimbra, FNAC Fórum, 12 de Setembro às 17h00
Chaves, Café Grão Bago, 13 de Setembro às 21h30
Porto, FNAC Norteshopping, 16 de Setembro às 21h30
Vila Real, Associação Espontânea, 19 de Setembro às 22h30
Lisboa, FNAC Chiado, 20 de Setembro às 17h00
Guimarães, Livraria do Centro Cultural São Mamede, 21 de Setembro às 21h30
Porto, FNAC Santa Catarina, 22 de Setembro às 18h30



Biografia de João Negreiros

Poeta e dramaturgo, João Negreiros, nasceu em Matosinhos a 23 de Novembro de 1976. O escritor nacional foi o primeiro a ser classificado no prémio internacional OFF FLIP de literatura 2009 (Brasil), categoria poesia, e será, inclusivamente, editado no Brasil. João Negreiros já havia sido publicado na Antologia de Poesia da ASES, mas desta vez será publicado numa colectânea do Selo OFF FLIP em 2010. A poesia de João Negreiros não tem parado de conquistar o público lusófono, tendo sido premiado, também em 2009, com o Prémio Professora Therezinha Dutra Megale, São Paulo. Em Portugal, no presente ano, a sua literatura foi laureada no Prémio Irene Lisboa e no Concurso Literário Lions Club.
Actualmente, a poesia de João Negreiros pode ser lida diariamente nos autocarros dos transportes urbanos de Braga, que respiram poesia por fora e por dentro com cartazes exibindo pequenos poemas afixados nas suas janelas. Este projecto ambicioso e absolutamente inovador, iniciativa do Centro de Pesquisa e Interacção Cultural, é denominado por "Grandes Poemas para Viagens Pequenas".


teatrum@gmail.com | Telemóvel: 965530263

3 comentários:

annabel lee disse...

Penso que é desta que terei oportunidade de ver este espetáculo! Beijinhos

Dina Maciel disse...

olá Sara!! Espero que sim!!é mesmo a não perder!
até breve!

Paulo Alves disse...

no clporto. conta comigo.;)